• amo medicina
  • Posts
  • Varíolas, vacinas, o que aprendemos e como chegamos até aqui

Varíolas, vacinas, o que aprendemos e como chegamos até aqui

transformação | por Gustavo Caetano Giavarini

As crônicas dessa série de 3 conteúdos – que contam a história do sistema de saúde brasileiro – foram baseadas em uma das leituras da prova da AMP (Associação Médica do Paraná), o livro Políticas e Sistema de Saúde no Brasil no qual se baseia a prova de medicina preventiva. Elas foram escritas na época do surgimento das primeiras vacinas contra o COVID-19. Os demais conteúdos dessa série serão enviados nas próximas duas quintas-feiras.

Texto 1 de 3.

Quando em meados de 1800, “aqui era tudo mato”. Macacos, serpentes e acho que alguns gatos. As doenças mais prevalentes eram parasitoses intestinais, doenças carenciais, e algumas doenças transmissíveis (como a tuberculose), que acometiam escravos, indígenas e colonos. O modo de vida era rural. As doenças eram rurais. 

Com a chegada da família real, porém, fugida do confronto com Napoleão Bonaparte, houve uma aceleração no processo de urbanização para atender às necessidades da Corte. E com isso, vieram também as doenças relacionadas às aglomerações e ao convívio social.

- Semelhanças, não?

Neste período, tivemos várias epidemias: principalmente as de febre amarela e varíola.

Parênteses: a varíola é conhecida desde a antiguidade e, já em épocas muito remotas, desenvolveram-se em diversas culturas formas de inoculação do material proveniente das pústulas de variolosos em pessoas sãs, como forma de proteção contra a doença. Muito utilizada na Europa do século XVIII, este procedimento passou a ser conhecido como variolização. A vacina surgiu no final do século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner, a partir da observação do fenômeno de proteção contra a doença adquirido por ordenhadores de vacas, passou a inocular pessoas ainda sãs com líquido proveniente das pústulas de vacas acometidas pela varíola bovina – cowpox.

- E hoje, a preocupação é se “esse negócio de RNA mensageiro vai fazer mal” rsrs 

Para responder a esse quadro, e também poder viver em paz na "new land", o governo imperial iniciou uma reforma nos serviços de saúde. Ainda em 1846, a Junta Vacínica da Corte foi transformada em Instituto Vacínico do Império.

- Sim, tínhamos instituições voltadas às vacinas há quase 200 anos.

A aplicação do produto, então denominado vacina, causava erupções brandas, semelhantes às da varíola, mas protegia contra a doença humana. Fosse hoje, em contexto de Trials, a CRF captaria como “evento adverso leve relacionado ao produto investigacional”, tenho certeza.

Por esse e outros motivos, a vacinação contra a varíola foi alvo de forte resistência de diversos grupos sociais durante o século XIX e início do XX.

- Eram os antivac versão 1819. Mesma ignorância, menos redes sociais.

Em 1900, o governo – agora republicano – criou o Instituto Soroterápico Federal – depois denominado Instituto Oswaldo Cruz –, que deveria produzir vacinas e soros contra doenças epidêmicas (FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz).

Em 1959, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu realizar um programa mundial de erradicação da doença. Então, no início da década de 1980, a varíola tinha sido varrida do planeta, estabelecendo, assim, o primeiro caso de erradicação de uma doença pela vacinação. 🥳 

Gustavo Caetano Giavarini é médico de formação. Formou-se em uma renomada instituição (Mackenzie do Paraná), entrou numa residência concorrida (ORL PUC-PR) e decidiu pivotar o caminho tradicional da medicina. Cursou MBA em Gestão, Inovação e Sistemas de Saúde (PUC-RS)

Trabalhou como sub-investigador clínico nas vacinas de Covid-19 e HIV (mentorado pelo então Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia). Entrou no mercado de Health Techs como consultor médico, ajudou a fundar uma startup e hoje é Gerente Médico no maior plano de saúde de América Latina.

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.
1  |  2  |  3  |  4  |  5  |  6  |  7  |  8  |  9  |  10

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Reply

or to participate.