- amo medicina
- Posts
- Visita de animais a pacientes internados
Visita de animais a pacientes internados
brasil

A presença de animais de estimação no atendimento médico tem sido cada vez mais comum. Até um projeto de lei, que permite o ingresso de animais domésticos e de estimação nos hospitais privados e públicos, foi proposto nos últimos anos.
Mas afinal, o que é permitido e o que não é nessas horas?
O que diz a lei 👩⚖
Em Santa Catarina, uma lei autoriza a visita de animais domésticos a pacientes internados em hospitais.
A legislação estabelece condições e restrições, como a exigência de laudos médicos e comprovantes de vacinação.
Em outras regiões do Brasil, as regras podem variar e é importante verificar a legislação local. A tendência é que, no futuro, mais estados e municípios adotem regulamentações semelhantes.
Benefícios da presença de animais 🐈
Diversos estudos e pesquisas apontam os efeitos positivos da interação entre animais e pacientes internados.
A presença dos pets pode ajudar na redução do estresse e da ansiedade, além de proporcionar uma sensação de conforto aos pacientes.
Isso ocorre porque a relação com os animais de estimação promove a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar e à diminuição da dor.
Terapia assistida por animais 😍
A terapia assistida por animais é uma opção interessante para promover o bem-estar dos pacientes internados. Nesse tipo de intervenção, profissionais capacitados e animais treinados trabalham juntos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A chave para alcançar esse equilíbrio é o diálogo entre pacientes, profissionais de saúde e legisladores na busca de soluções adequadas e flexíveis.
Reply