• amo medicina
  • Posts
  • Carreira na docência: por onde começar?

Carreira na docência: por onde começar?

Carreira na docência: por onde começar?

carreira 

Ensinar é uma arte que exige entrega, mas é extremamente gratificante. Afinal, é ensinando que se aprende.

Se você sente que tem uma “veia” dentro da docência, fique com a gente para aprender mais sobre essa bela carreira dentro da medicina!

A trilha teórica 📚 

Cada faculdade tem como suas exigências em relação à formação e nível de conhecimento do docente da faculdade. Além da graduação, os professores universitários geralmente precisam possuir diplomas de mestrado e/ou doutorado para assumir os cargos.

Para obter a carga de livre-docente, por exemplo, que é o mais alto grau de titulação que um acadêmico pode obter, deve-se ter o título de doutorado.

Toda essa trajetória teórica pode ser muito estimulante para quem curte pesquisa e está engajado no meio acadêmico. Por isso, após o doutorado, há opções como o pós-doutorado ou até mesmo a bolsa.

Indo além do básico 💡 

Em uma das notícias anteriores, falamos sobre a diferença entre hard skills e soft skills . Estas últimas são as habilidades não palpáveis ​​de um profissional, ou seja, são habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento social e à forma com que nos expressamos emocionalmente.

A didática, por exemplo, é uma soft skill essencial para quem quer seguir carreira na docência. Afinal, é preciso saber expressar conceitos complexos por meio de uma comunicação acessível, até mesmo para quem não é um especialista naquela área de ensino.

Nesse sentido, o relatório O Futuro do Trabalho , do Fórum Econômico Mundial , aponta as 10 competências que serão mais requisitadas no mercado de trabalho até 2022:

● Inovação;

● Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado;

● Criatividade, originalidade e iniciativa;

● Tecnologia, design de programação;

● Pensamento crítico e analítico;

● Resolução de problemas complexos;

● Liderança e influência social;

● Inteligência emocional;

● Racionalidade;

● Análise de sistemas.

Ensinando é que se aprende 👨‍🏫 

O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013), autor do livro “Teoria da Escolha: Uma Nova Psicologia de Liberdade Pessoal” , seguiu em sua obra a seguinte pirâmide do aprendizado:

Imagem: Plantar Educação

Como você pode notar, ensinar aos outros é a técnica que mais gera retenção no aprendizado (de até 95%)! Além disso, ao ensinar, é possível refinar cada vez mais a didática a ponto de tornar conceitos complexos complexos mais simples.

É barra, mas vale a pena ✅

Muitas vezes, a carreira da docência é desvalorizada em nosso país. No entanto, isso não deve ser empecilho, por si só, para te desmotivar a seguir seu caminho como professor(a) universitário.

Afinal, ensinar é uma das tarefas mais nobres do ser humano e, como diria o épico escritor Luís Vaz de Camões: “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

Reply

or to participate.